11469
post-template-default,single,single-post,postid-11469,single-format-standard,stockholm-core-2.4,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-9.6,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_menu_,wpb-js-composer js-comp-ver-6.13.0,vc_responsive
Title Image

Quanto tempo leva um tecido a decompor-se?

Fast Fashion é sinónimo de roupa barata, de fraca qualidade, produzida rapidamente e em massa. Com o aumento da produção, também aumentou a quantidade de roupa que deitamos fora. Isto tem um impacto enorme no meio ambiente. São utilizadas toneladas de recursos e produtos químicos, na produção desta moda descartável, assim como na produção de tecidos não biodegradáveis. O que significa que estas roupas não “desaparecem”!

Um estilo de vida sustentável e responsável, está longe de ser perfeito e livre de erros. Embora nem sempre possamos escolher a opção ideal, é bom saber que essas existem, e talvez um dia estejam ao nosso alcance.

Algodão: decompõe-se em cerca de 5 meses

O algodão orgânico é um dos tecidos mais sustentáveis, em parte porque se pode decompor  rapidamente. Quando compostado, decompõe-se em apenas algumas semanas. O algodão orgânico é ainda melhor para o meio ambiente, garantindo poucos danos para os seres humanos, para as terras agrícolas e para o ecossistema como um todo.

Linho: decompõe-se em cerca de 2 semanas

Assim como o algodão, o linho, de origem vegetal, é considerado um dos tecidos mais sustentáveis ​​da indústria da moda. Na sua forma mais pura pode decompor-se em apenas algumas semanas. É naturalmente resistente a pragas e muitas vezes não requer tingimentos, pois tem vários tons naturais. Não é usado com tanta frequência como o algodão, porque o processamento exige bastante mão de obra logo, é mais caro. Extremamente durável, torna-se bastante macio com o tempo.

Cânhamo: decompõe-se em cerca de 2 semanas

O cânhamo é feito do caule da planta de cannabis e contém pouco ou nenhum THC. A planta de cannabis pode facilmente consumir uma área, sendo o seu cultivo de manutenção baixa. Isto significa que necessita de pouca água e ajuda o solo a reter os nutrientes.

 

Tecidos que devíamos evitar

 

Poliéster: 20 a 200 anos

Sabia que o poliéster é, na sua essência, plástico? Embora o poliéster possa ser reciclado, leva muito tempo a decompor-se. E quando se decompõe, polui cursos de água e pode ser ingerido por animais marinhos (com consequências para a saúde da nossa cadeia alimentar). O poliéster também é difícil de tingir, sendo necessária uma mistura especialmente potente para adicionar cor. Estes corantes são difíceis de tratar, e são tóxicos para o ecossistema quando libertados.

Elastano: totalmente não biodegradável

O elastano é um subproduto do petróleo. Além de ser totalmente não-biodegradável, a sua produção requer um processo tão extenso e uso de recursos não renováveis, ​​que é facilmente um dos tecidos menos sustentáveis ​​disponíveis.

 

Espero que este artigo lhe seja útil! De próxima vez que for a uma loja Fast Fashion, olhe para a etiqueta e veja que tipo de tecidos foram usados na produção daquela peça.

 

Dicas úteis

1. Prefira fibras naturais. O algodão, o linho e o cânhamo são excelentes tecidos, duráveis, confortáveis ​​e ecológicos.

2. Fibras recicladas. Se não puder usar uma fibra natural (p.e., roupa de ginástica ou fato-de-banho), procure fibras recicladas e lave-as seguindo as instruções de utilização.

3. Roupa em segunda-mão. Hoje em dia já existem muitas alternativas para comprar roupa em segunda-mão, com qualidade e segurança.

No Comments

Post a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Subscribe to the mailing list and receive a 10% discount to my Shop.