4 formas de reparar roupa
Na minha família, as roupas eram passadas de geração em geração. Recebi roupas que já tinham sido usadas por irmãos e irmãs, primos ou amigos…
As roupas de criança eram feitas para durar. Cada costura resistia às nossas brincadeiras sem rasgar… e quando rasgava, as nossas mães e avós remendavam, com amor. A minha família não era especial (bem, para mim é), era assim que se fazia.
Nos últimos 20 anos, este hábito perdeu-se, muito pelo crescimento da indústria Fast Fashion e os seus preços demasiado baixos. As nossas roupas perderam qualidade e acabam por ser descartadas facilmente, com consequências desastrosas para o meio ambiente.
Felizmente, surgiram marcas, como a Miss Castelinhos, que assumiram o compromisso de produzir roupa de qualidade, de forma sustentável, que resistam a mais de que um ou dois ciclos de lavagem.
É também da nossa responsabilidade, enquanto marcas de vestuário, incentivar e ensinar a cuidar da nossa roupa para que ela resista mais tempo.
4 formas de reparar a nossa roupa
Remendos coloridos
Na colecção Ready to Play 2018, introduzimos o repair kit para remendar pequenos buracos ou tapar nódoas visíveis na roupa dos nossos filhos. No nosso IGTV, podes ver um vídeo de como usar este kit. Esta técnica é fácil de aplicar a qualquer peça de roupa, basta usar um pedacinho de tecido, linha e agulha.
Remendos visíveis
A técnica consiste em remendar aplicando pontos à mão de forma intencional. Aqui o aspecto imperfeito é valorizado, acrescentando carácter à peça. Existem muitas ideias por essa internet fora. No nosso Pinterest, criámos um albúm com algumas das nossas preferidas.
Bordados
Outra forma original de remendar é bordar. A Patrícia Brissos é uma excelente fonte de inspiração na arte de bordar flores, para além de ser uma óptima professora. Mas se preferes temas mais abstractos, porque não experimentar a arte japonesa de bordar, Sashiko.
Upcycling
Por vezes, reparar está fora de questão. Nesse caso podemos transformar numa peça nova, usando a técnica de Upcycling ou reutilização criativa. É uma óptima forma de fazer roupas originais mais ecológicas, como por exemplo, uma t-shirt com um design invulgar ou simplesmente transformar calças em calções.
A Miss Castelinhos tem como missão criar roupa que resista ao dia-a-dia das crianças, que possa ser herdada e levar memórias através das gerações. Acredito que se a roupa contar uma história, será mais difícil deitá-la fora…
No Comments