4 documentários que temos de ver
Entre 20 e 26 de Abril, assinala-se a Fashion Revolution Week. Este evento foi criado para chamar a atenção dos problemas dentro da indústria da moda, nomeadamente na Fast Fashion.
A 24 de Abril de 2013, o complexo de fábricas têxteis Rana Plaza, no Bangladesh, ruiu provocando mais de 1100 mortes e cerca de 2500 feridos. Este acontecimento expôs ao Mundo a insegurança, a exploração laboral, social e económica, a que estão sujeitos os trabalhadores destas fábricas.
Cada vez mais somos consumidores conscientes, que procuram saber o máximo de informação sobre um produto ou determinada marca. Queremos saber a sua história, os seus valores e de que forma contribuem para uma vida melhor. No entanto, é muito difícil não cair nos velhos hábitos. A moda é emotiva e suscita em nós comportamentos que por vezes não conseguimos racionalizar.
Procurar informação sobre a indústria fast fashion é o passo mais eficaz para criar novos hábitos de consumo. Mais do que as palavras, uma imagem tem o poder de ajudar a mudar o nosso comportamento.
Por isso, para realmente perceber o que significa a Fashion Revolution Week, reuni uma lista de documentários que todos deveríamos ver.
The True Cost
Documentário sobre o preço social e ambiental real da roupa barata. O realizador Andrew Morgan coloca o foco nos sacrifícios que são feitos nos vários pontos da cadeia de produção que permitem que nossas roupas custem tão pouco. É realmente a melhor visão geral de todos os problemas da indústria da moda.
River Blue
Com o foco na ganga e pele, mostra como a fabricação química e o descarte irresponsável não apenas destruíram alguns dos rios mais vitais do mundo, mas também afectaram a vida das pessoas que vivem nas suas margens. O filme incentiva todos nós a agir para proteger as nossas águas para as gerações futuras.
Unravel
Uma curta-metragem de Meghna Gupta que mostra o que acontece com nossas roupas depois de as deitarmos fora. Segue o percurso da roupa descartada, desde o oeste, pelo norte da Índia até Reshma, uma operária fabril em Panipat que juntamente com outras mulheres transforma essas peças em fio.
Alex James: Slowing Down Fast Fashion
Um olhar crítico sobre a indústria da moda e seu enorme custo humano e ambiental. Alex James fala com designers, marcas, jornalistas e activistas, para mostrar a crescente sede de mudança. O filme defende alternativas sustentáveis, incluindo fibras naturais e transparência na cadeia de produção.
Alex James: Slowing Down Fast Fashion
Este ano o evento vai acontecer apenas online, por isso acompanhem a programação diária da Fashion Revolution Portugal.
Pingback:Saia com macho - Miss Castelinhos
April 30, 2020 at 10:02 am