8577
post-template-default,single,single-post,postid-8577,single-format-standard,stockholm-core-2.4,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-9.6,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_menu_,wpb-js-composer js-comp-ver-6.13.0,vc_responsive
Title Image

4 documentários que temos de ver

Entre 20 e 26 de Abril, assinala-se a Fashion Revolution Week. Este evento foi criado para chamar a atenção dos problemas dentro da indústria da moda, nomeadamente na Fast Fashion.

A 24 de Abril de 2013, o complexo de fábricas têxteis Rana Plaza, no Bangladesh, ruiu provocando mais de 1100 mortes e cerca de 2500 feridos. Este acontecimento expôs ao Mundo a insegurança, a exploração laboral, social e económica, a que estão sujeitos os trabalhadores destas fábricas.

Cada vez mais somos consumidores conscientes, que procuram saber o máximo de informação sobre um produto ou determinada marca. Queremos saber a sua história, os seus valores e de que forma contribuem para uma vida melhor. No entanto, é muito difícil não cair nos velhos hábitos. A moda é emotiva e suscita em nós comportamentos que por vezes não conseguimos racionalizar.

Procurar informação sobre a indústria fast fashion é o passo mais eficaz para criar novos hábitos de consumo. Mais do que as palavras, uma imagem tem o poder de ajudar a mudar o nosso comportamento.

Por isso, para realmente perceber o que significa a Fashion Revolution Week, reuni uma lista de documentários que todos deveríamos ver.

The True Cost

Documentário sobre o preço social e ambiental real da roupa barata. O realizador Andrew Morgan coloca o foco nos sacrifícios que são feitos nos vários pontos da cadeia de produção que permitem que nossas roupas custem tão pouco. É realmente a melhor visão geral de todos os problemas da indústria da moda.

The True Cost

River Blue

Com o foco na ganga e pele, mostra como a fabricação química e o descarte irresponsável não apenas destruíram alguns dos rios mais vitais do mundo, mas também afectaram a vida das pessoas que vivem nas suas margens. O filme incentiva todos nós a agir para proteger as nossas águas para as gerações futuras.

River Blue

Unravel

Uma curta-metragem de Meghna Gupta que mostra o que acontece com nossas roupas depois de as deitarmos fora. Segue o percurso da roupa descartada, desde o oeste, pelo norte da Índia até Reshma, uma operária fabril em Panipat que juntamente com outras mulheres transforma essas peças em fio.

Unravel

Alex James: Slowing Down Fast Fashion

Um olhar crítico sobre a indústria da moda e seu enorme custo humano e ambiental. Alex James fala com designers, marcas, jornalistas e activistas, para mostrar a crescente sede de mudança. O filme defende alternativas sustentáveis, incluindo fibras naturais e transparência na cadeia de produção.

Alex James: Slowing Down Fast Fashion

Este ano o evento vai acontecer apenas online, por isso acompanhem a programação diária da Fashion Revolution Portugal.

 

 

 

 

 

1 Comment

Post a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Subscribe to the mailing list and receive a 10% discount to my Shop.