8883
post-template-default,single,single-post,postid-8883,single-format-standard,stockholm-core-2.4,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-9.6,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_menu_,wpb-js-composer js-comp-ver-6.13.0,vc_responsive
Title Image

com Inês Oliveira Bastos

Miss Castelinhos inspira-se nas brincadeiras e jogos das crianças para criar as suas colecções. A este conceito dei o nome de READY TO PLAY, que se caracteriza por nunca ser estático, promovendo o jogo livre e estimulando todos os sentidos.

Sendo mãe de dois rapazes, foram eles que despertaram a minha curiosidade e interesse sobre como brincam. Sabemos bem a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança… Como interagem e brincam, como podemos brincar de uma maneira divertida com elas, como brincar pode ajudar o seu desenvolvimento…

Lancei o desafio a várias famílias, para saber como são as brincadeiras lá em em casa. Hoje deixo aqui o testemunho da Inês, que juntamente com o marido Francisco, são os mentores do projecto One of Us.

 

Ready… set… play!

 

Quantas crianças vivem aí em casa? Idades?

Cá em casa vive o Martim (4 anos) e a Pilar (2 anos).

Preferem brincar juntas ou em separado?

Depende, o Martim já gosta realmente de brincar, de fazer construções, puzzles, já tem uma dinâmica diferente, a Pilar ainda está completamente na fase de exploração e ainda destrói muito a brincar. Quando estão dentro de casa é quando discutem mais porque ela tem tendência a destruir o que ele está a fazer, quando vão para o jardim ou para a rua brincam mais os dois juntos com aquilo que a natureza lhes oferece. Ali estão em território neutro, há menos hipóteses do “é meu, é meu”.

Como é a dinâmica entre elas? Decidem por igual a brincadeira ou há um líder?

Como o Martim é o mais velho, é ele que tem tendência para “empurrar” a brincadeira de acordo com as suas preferências, mas cheira-me que irá durar pouco, porque a Pilar é muito determinada! ahahahahah

Qual o tipo de brincadeira favorita? Faz-de-conta, jogos, actividades…

O Martim vibra com tudo o que tenha a ver com obras, jardinagem e água, em casa gosta de coisas mais focadas, tipo Puzzles, pintar e plasticina. A Pilar também adora água e terra no exterior e quando está em casa brinca muito com cubos de empilhar e peças de encaixe. Ambos adoram dançar.

Este período de recolhimento, marcou de alguma forma as brincadeiras?

Nem por isso, felizmente temos jardim e passámos a maior parte do tempo lá fora. Conseguimos fazer mais actividades e trabalhos manuais com eles que noutra altura de mais liberdade, porque acabamos por ter sempre programas com familia e amigos e estamos sempre de saída.

E o pais, também brincam?

Claro! E nem sei como é que há pais que não brincam com os filhos porque mesmo que não quiséssemos, eles nem nos dão hipótese.  O Francisco tem mais paciência e força para brincadeiras físicas, andar a fazer de cavalo com eles, fazem imensas construções, criam castelos e casinhas imaginárias. Eu faço muitas actividades artísticas com eles, levo-os muito para a cozinha…

 

Obrigada à Inês, por ter aceite este desafio. Sigam-na pelas redes sociais, no Instagram @oneofus_kids onde encontram muitas dicas e receitas para fazer com os miúdos.

 

No Comments

Post a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Subscribe to the mailing list and receive a 10% discount to my Shop.